www.azinteligencia.com.br

OBSERVE AS AFIRMAÇÕES E MARQUE VERDADEIRO OU FALSO.

1- O relacionamento do Paraguai com o Brasil, o primeiro país a reconhecer a sua independência, era amistoso. Mas esse relacio­namento mudou quando Francisco Solano Lopes assumiu o governo do Paraguai.

2- Solano Lopes desejava apoderar-se das terras pertencentes ao Brasil, Uruguai e Argentina pois achava que o território paraguaio era pequeno demais para um país tão produtivo.

3- Intenção de Solano Lopes de formar o "Gran­de Paraguai", que fosse dos Andes ao Atlân­tico, com uma saída para o mar, abrangendo o Uruguai, as províncias argentinas e as pro­víncias brasileiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foi uma das causas da Guerra do Paraguai.

4- Os paraguaios acreditavam que a  Argentina influenciava a política interna dos países platinos, principalmente o Paraguai.

5- Solano Lopes foi preso no Rio de Janeiro e o Paraguai declarou guerra ao Brasil em virtude desse incidente diplomático.

6- Aprisionamento, pelos paraguaios, no rio Paraguai, do vapor brasileiro Marquês de Olinda, que levava para o Mato Grosso o novo presidente dessa província, coronel Car­neiro de Campos, foi uma das causas da Guerra do Paraguai.

7- Quando o Paraguai declarou guerra ao Brasil e invadiu o Mato Grosso, os soldados brasileiros expulsaram os paraguaios, esse episódio ficou conhecido como a Retirada do Mato Grosso. 

8- Para combater os paraguaios em Mato Grosso, formou-se a Coluna Expedicionária de Mato Grosso, que chegou até Laguna, no Paraguai. A falta de alimentos, as doenças e outros obstáculos provocaram a retirada dos brasileiros, sob o comando do coronel Camisão. Milhares deles morreram nessa jornada, conhecida como "retirada da Laguna".

9- Depois de cinco anos de luta, a população paraguaia foi praticamente dizimada: dos 800 mil habitantes, restaram apenas 194 mil. Cerca de 96% da população masculina foi morta.

10- O Brasil venceu a guerra e garantiu seus direitos com relação aos territórios disputados, o Paraguai devolveu todas as terras que havia tomado do Brasil.

11- O Brasil venceu a guerra e o Paraguai foi multado e ficou com todas as dividas que o Brasil contraiu junto a Inglaterra para financiar a guerra.

12- Os brasileiros ficaram insatisfeitos com o governo imperial devido aos milhares de mortos e feridos, a economia abalada e o aumento da dívida externa com a Inglaterra. 

13- Os países que formaram a Tríplice Aliança foram: Brasil, Argentina e Inglaterra.

14- Quando o Paraguai invadiu o Mato Grosso as tropas brasileiras disponíveis estavam no Sul. E o Mato Grosso, sem homens suficien­tes, sem munição e sem meios de comunicação, foi invadido pelos paraguaios, que tomaram o forte Coimbra.

15- Os países que formaram a Tríplice Aliança foram: Brasil, Argentina e Uruguai.

16- O Paraguai mantinha tratados de comércio com vários países e dependia cada vez menos do fornecimento das companhias marítimas inglesas que dominavam o comércio internacional, por isso, a Inglaterra financiou a guerra contra o Paraguai.

17- O Paraguai construiu fortalezas, estabeleceu fábricas de armamentos e organizou um forte exército e só faltava uma saída para o oceano.

18- O império brasileiro não aceitou ajuda financeira da Inglaterra para financiar a guerra.

19- O Paraguai venceu a guerra e depois de dez anos o Brasil recuperou o Mato Grosso.

20- Os acordos de paz de 1870 garantiram a independência e a soberania do Paraguai, mas as forças de ocupação só deixaram o território paraguaio em 1876.

 

www.azinteligencia.com.br/site/files/guerra%20paraguaiO.doc

by: Roseny Rojo da Rocha